
Núcleo de Cronobiologia
Núcleo de Cronobiologia
A cronobiologia, estudo do tempo na vida, é a ciência que investiga os fenômenos rítmicos dos seres vivos, os chamados ritmos biológicos, e suas múltiplas relações intraespecíficas e ecológicas.
Os estudos cronobiológicos permitem compreender os organismos e suas interações temporais, os quais incluem uma multiplicidade de ritmos biológicos, tais como comportamentais, fisiológicos, metabólicos, de expressão gênica, incluindo o ciclo vigília/sono, expresso de forma circadiana em humanos.
Propósito do Núcleo de Cronobiologia do Sono
O conhecimento científico sobre os ritmos biológicos permitiu o desenvolvimento da medicina do sono ao longo do século XX.
Hoje compreendemos melhor os mecanismos de sincronização dos ritmos biológicos e como os desafios temporais do cotidiano impactam na saúde humana. De forma que, o propósito desse conselho é difundir a cronobiologia como área fundamental da medicina do sono, por meio de ações e projetos.
O Profissional de Cronobiologia do Sono
A cronobiologia, estuda as interações temporais do organismo e suas implicações no binômio saúde/doença, possibilitando a resolução de problemas práticos, tais como aqueles relacionados às alterações do ciclo vigília/sono.
Dessa forma, os conhecimentos cronobiológicos podem contribuir para o entendimento da desorganização/organização temporal e sua repercussão na saúde, no comportamento e no aparecimento de doenças na população em geral.
A cronobiologia é uma disciplina de caráter interdisciplinar, que estuda os ritmos biológicos em diferentes contextos, do individual (ciclo vigília/sono) ao coletivo (organização sociotemporal do trabalho), nos níveis comportamental, fisiológico e molecular.
Assim, o cronobiologista pode ter como área de formação/atuação, tanto as relacionadas às Ciências da Saúde como Humanas, Exatas ou Sociais.
Diversos cursos formais são oferecidos, tanto em programas de graduação como pós-graduação, além de cursos em congressos, ou mesmo institucionais.
Representante: Claudia Roberta de Castro Moreno – Bióloga (CRBio 006107), Doutora em Saúde Pública, Professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – USP.
Membros:
• Waléria Dantas
