Conselho de Psicologia

Conselho de Psicologia do Sono

A área de Psicologia do Sono

A Psicologia do Sono, área de integração entre ciência psicológica e ciência do sono, estuda a relação entre os aspectos psicológicos, comportamentais, sociais e fisiológicos do padrão sono-vigília nas diferentes faixas de idade, buscando compreender, prevenir e intervir para a promoção de sono saudável e bem-estar geral do indivíduo e promoção de saúde pública.

Propósito do Conselho de Psicologia do Sono

O Conselho de Psicologia do Sono tem como objetivo estimular a difusão do conhecimento em sono e específico da atuação do psicólogo do sono junto a população geral, estudantes e profissionais de saúde. Para isso, está envolvido na produção de conteúdo digital e impresso, na promoção de palestras e entrevistas; organização de cursos de introdução e formação em Psicologia do Sono; participação em congressos científicos na área de Psicologia e do Sono e definição dos critérios para Certificação em Psicologia do Sono.

O profissional de Psicologia do Sono

As pesquisas em psicologia do sono contribuem no direcionamento das medidas e práticas de avaliação e intervenção em diversos segmentos da Psicologia, com destaque para a Psicologia Clínica, Educacional, Saúde/Hospitalar, Organizacional e do Trabalho, do Esporte, do Trânsito, do Desenvolvimento, incluindo a Neuropsicologia.

Entre as intervenções clínicas do psicólogo do sono, destaca-se o tratamento não farmacológico baseado em evidências, como por exemplo a Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-I), orientação/educação parental para problemas de sono na infância e intervenções comportamentais que auxiliam na adesão ao tratamento de diferentes transtornos de sono.

Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia

A TCC-I é considerada a primeira linha de tratamento da insônia crônica, com eficácia demonstrada cientificamente.

A TCC-I está pautada em um modelo multifatorial de aspectos psicológicos, neurofisiológicos e comportamentais que podem predispor, precipitar ou perpetuar a insônia. Utilizando-se de técnicas cognitivas e comportamentais eficazes na manutenção dos resultados a longo prazo, a TCC-I é uma terapia breve, focal, diretiva e estruturada que pode ser aplicada individualmente ou em grupo.

A TCC-I pode ser aplicada isoladamente ou em associação com o tratamento farmacológico, com particular relevância durante a retirada de hipnóticos em uso crônico.

Certificação em Psicologia do Sono

A ABS realiza a certificação em Psicologia do Sono através da divulgação de edital e prova de certificação desde 2017.

Os certificados dos candidatos aprovados são outorgados em parceria com a SBP https://www.sbponline.org.br/.

Em 2019, ambas entidades firmaram um “Termo de Colaboração” para promover a formação, difusão e pesquisa no campo da Psicologia e da ciência relacionada ao sono, tendo a Psicologia do Sono como área de atuação, visando excelência assistencial, pedagógica e de saúde pública.

Representante: Maria Laura Nogueira Pires – Psicóloga (CRP 06/19792 / SP), Doutorado pela UNIFESP e Pós-Doutorado no Laboratório dos Transtornos do Sono e do Humor da Oregon Health Science University, Professora universitária aposentada na UNESP. 

Membros:

• Laura de Siqueira Castro – Psicóloga da saúde/hospitalar e do sono e psicanalista (CRP 06/83226 / SP), Mestrado em ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

• Mônica Rocha Müller – Psicóloga clínica e do sono (CRP 01/8213 / DF), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília. Analista do Comportamento (IBAC).

• Renatha El Rafihi Ferreira – Psicóloga clínica e do sono (CRP 06/89967 / SP– 12/14488 / SC), Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

• Silvia Gonçalves Conway – Psicóloga clínica e do sono (CRP 06/62536-7 / SP), Mestrado em Ciências pela UNIFESP, Membro da equipe do Ambulatório do Sono do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

Conheça as Associações do Sono Coligadas