Conselho de Nutrição

Conselho de Nutrição do Sono

A área de Nutrição do Sono

O profissional nutricionista pode atuar na prevenção e auxiliar no tratamento de diversos distúrbios do sono. Tal papel resulta na otimização do tratamento nutricional, tendo em vista que a melhoria do padrão de sono tende a incrementar também a resposta nutricional no tratamento de uma série de doenças. 

Além disso, o nutricionista pode atuar na área de educação social em relação ao sono e suas funções, conscientizar sobre os impactos negativos da privação de sono e da necessidade de um sono reparador para promoção da saúde, estimular estratégias para a adoção de uma boa higiene do sono, participar de programas multidisciplinares de Educação em Saúde, tanto para informar a população quanto os profissionais da área sobre os benefícios da alimentação equilibrada e da composição corporal adequada na promoção da qualidade do sono.

Propósito do Conselho de Nutrição do Sono

Conselho de Nutrição do Sono tem como principal objetivo divulgar para nutricionistas de todo Brasil a relação entre alimentação e sono: o papel do sono na abordagem nutricional em diferentes ciclos da vida e condições clínicas; e a influência da alimentação para um sono reparador e de qualidade. Além disso, o Conselho pretende atuar na divulgação da atuação profissional centrada na área do sono. Com isso, pretende-se aumentar o número de profissionais atuantes nesta especialidade, bem como o número de nutricionistas membros da ABS, além de alinhar e difundir as melhores práticas de nutrição em sono no Brasil.

Ainda, temos como propósito promover a formação complementar na área do sono, incluir o tema de Sono e Nutrição dentro dos eventos da ABS e incentivar que conteúdos relacionados ao sono façam parte da grade curricular da graduação e pós-graduações em nutrição.

Posteriormente, pretendemos iniciar o credenciamento dos profissionais nutricionistas em Sono.

O Profissional da área de Nutrição do Sono

O nutricionista com experiência na área do sono, é fundamental para o tratamento, junto a outros profissionais da saúde, de grande parte dos distúrbios do sono.

O tratamento não farmacológico da insônia, dos transtornos de movimentos e distúrbios do ritmo circadiano, da apneia obstrutiva do sono, do sono de curta duração, entre outros, fazem parte da atuação do nutricionista na área do sono.

Além disso, a privação e diversos distúrbios do sono, como a insônia, apneia e narcolepsia, são fatores de risco para o ganho de peso e obesidade e, em contrapartida, a obesidade também influencia diretamente na piora da qualidade do sono. Assim, a terapia nutricional no combate à obesidade total e abdominal são essenciais para prevenção e tratamento de distúrbios do sono. Importante ressaltar que a perda de peso é uma das principais metas no tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Os profissionais que atuam no tratamento de distúrbios do sono devem ter base sólida de conhecimento científico na área do sono e devem incluir estratégias para incorporar o sono na avaliação nutricional e promoção da saúde.

Representante: Maria Fernanda Naufel

Dra. Maria Fernanda Naufel, graduada em Nutrição (CRN: 17841). Mestre em Pediatria, Doutora em Pós-Doutoranda em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP/EPM. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0235742565424450

Membros:

Andressa Juliane Martins

Dra. Andressa Juliane Martins. Graduada em Nutrição (CRN3- 33574). Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). http://lattes.cnpq.br/6750790333058181

Letícia Ramalho

Dra. Leticia Ramalho. Nutricionista. Mestre e Doutora pelo Laboratório de Cronobiologia e Sono do HCPA/UFRGS. Pós-Doutora em Neuromodulação e Sono pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da UFRGS. http://lattes.cnpq.br/8066158685238576

Conheça as Associações do Sono Coligadas