Conselho de Pesquisa Experimental do Sono - PES
Conselho de Pesquisa Experimental do Sono
A Pesquisa Experimental do Sono (PES), a partir da utilização de animais de laboratório (in vivo e in vitro), permite aprimorar o conhecimento da fisiologia e da fisiopatologia de diversas doenças.
Além disso, a PES há anos contribui para o conhecimento da base biológica da necessidade de dormir, da mesma forma, as causas, as consequências e os mecanismos associados à falta de sono.
Propósito do Conselho de Pesquisa Experimental do Sono
O Conselho de Pesquisa Experimental do Sono tem o intuito de realizar um levantamento nacional sobre o número de instituições, grupos, pesquisadores que atuam na Pesquisa Experimental do Sono.
A partir deste levantamento, estimular a aproximação destes pesquisadores em atividades científicas, elaboração de cursos e a discussão de parcerias em projetos de pesquisa.
O profissional da área de Pesquisa Experimental do Sono
Atuam na área da Pesquisa Experimental do Sono, pesquisadores de diversas formações acadêmicas que buscam compreender os fenômenos básicos relacionados ao Sono (Biologia do Sono) e suas aplicações na área clínica, auxiliando no diagnóstico e tratamento.
O profissional que atua na área da Pesquisa Experimental, de modo geral, inicia suas atividades de pesquisa durante a graduação (Iniciação Científica) e a pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) das diversas formações acadêmicas (biológicas, exatas e humanas).
Após estas etapas na formação do pesquisador, o profissional pode atuar em Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, além disso, em setores empresariais.
Representante: Vinícius Dokkedal Silva – Doutorando em Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo.
Membros:
• Bruna Del Vechio Koike – Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
• Marcelo de Meira Santos Lima – Professor Associado do Departamento de Fisiologia, Universidade Federal do Paraná.